sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projeto a realizar Segundo Semestre




PROJETO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

Poesia com Arte
Projeto Vida- Jaiba - MG




Projeto Poesia com Arte

 Justificativa:
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em um horizonte sociocultural amplo e diversificado, alinhado a este contexto e a citação de Monteiro lobato quando afirma: “Um país se faz com homens e livros.“ desenvolveremos o projeto com o tema Poesia com Arte, integrado ao folclore brasileiro, onde os envolvidos terão a oportunidade de viajar pelo mundo da imaginação resgatando a cultura e os costumes de uma nação rica em diversidades e gêneros. Por sua beleza e melodia os poemas são textos muito significativos, que possibilitam a construção de um vínculo mais estreito entre o leitor e o autor.
 É preciso envolver e estimular nossos beneficiários, para que possam desenvolver a habilidade da leitura, escrita e oralidade.
Sabemos que a leitura não é uma habilidade que se desenvolve por ordem ou obrigação, mas sim uma arte que envolve a decisão do leitor, surgindo então a idéia de juntar leitura e arte, com o propósito ensinar a ler com prazer e gosto, estimulando o pensamento critico e criativo, desmitificando a ideia de que “ler” é  complicado, cansativo e desestimulante.
Objetivo geral:
Despertar o gosto e o hábito de leitura, colocando os dons artísticos manuais e o prazer da leitura como uma porta para novas descobertas,possibilitando o acesso sistemático ao estudo do texto como unidade linguística de significado, assim como proporcionar o avanço cultural dos beneficiários em relação a estilos e autores distintos da poesia brasileira.
Objetivos específicos:
Estimular a criatividade dos alunos e aproximá-los de atividades artísticas por meio da leitura e diversidade cultural;
Levar os envolvidos a investigar o poema e as palavras que o compõem, a sua estrutura, a habilidade do autor ao compô-lo constituem uma oportunidade rica para as crianças em processo de investigação linguística;
Promover a interdisciplinaridade com as demais áreas de ensino, pois os alunos se envolverão e usarão seus conhecimentos em diversas situações do dia a dia;
Aprender a valorização da leitura na vida cotidiana de cada um;
Levar os beneficiários a transmitir o gosto pela leitura aos colegas através das dramatizações.
Reconhecer os diferentes gêneros literários.
Redescobrir o folclore brasileiro através dos contos e lendas;
Promover o trabalho em equipe e a valorização do outro.
Metodologia:
Por meio de atividades lúdicas e diversas, envolver os beneficiários no contexto literário, levando os mesmos a aprender brincando, a brincar aprendendo e assim desenvolver e construir um espirito criativo e divertido, colocando a leitura como fonte inspiradora para se chegar além de onde o nosso corpo pode ir, pois sonhar não tem fronteiras e através da imaginação podemos chegar longe, quem sabe um astronauta viajando a anos luz da terra ou mesmo uma estrela livre bailando pelo céu azul de imensas nuvens de algodão.
.Apreciação e leitura das obras dos autores: Cecília Meireles, Ruth Rocha ,Vinicius de Moraes e Monteiro Lobato.
 Atividades a serem desenvolvidas durante o período:
# contextualização entre o real e o imaginário, criação e recreação de poemas e fabulas, jogral, lendas, cruzadinhas, recortes, palavra cruzada, história fatiada, ditado de personagem... (reforço escolar, biblioteca, tarefa e diversidades e direitos);
# Pesquisa sobre os gêneros literários, vida e obra dos autores citados. (informática);
# Festival de musicas e lendas brasileiras; ( Ed. física, violão e capoeira em parceria com as demais oficinas).
#Brincadeiras e jogos antigos ( Ed. física, jogos, reforço e diversidades)
#Criação de coreografia e produções teatrais. (Biblioteca e dança)
# Confecção de cenários e vestimentas para os teatros e dramatizações (artesanato 01 e 02);
# História muda no Paint e reprodução escrita no word (informática);
# Mural de poemas (reforço, biblioteca e informática);
# pique nique, passeios e visitas ( todas as oficinas);


Todo educador fica livre para escolher os poemas e a criar novas atividades dentro do contexto do projeto e dos autores aqui citados.
O QUE ENVOLVE O TEMA EM CADA SUBSISTEMA OU EIXO TEMÁTICO?
Família- união nas famílias apresentadas nas historias, leitura em família, arte como fonte de renda do lar,
Saúde –leitura saudável, arte como distração do pensamento, leitura medicinal, ioga,
“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”.
Manutenção- o custo dos materiais usados na execução das peças artesanais, preço de venda, lucros e gastos, mercadinho,
Lealdade – livro como companheiro,obediência, lealdade demonstrada através das fabulas;

Lazer- filmes e histórias contadas, a leitura em grupo, as brincadeiras antigas e o prazer de viajar através da imaginação e da leitura.
Comunicação/ transporte: meios de comunicação antigos, transporte usado nas historias, linguagens textuais e poéticas, gêneros literários, as fabulas e as lendas contadas.

Pedagógico- confecção de cartazes, poemas, rimas, versos, produção e reprodução de historias.
Patrimonial- os livros como patrimônio, a leitura, o conhecimento, o projeto vida e a própria casa.
A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra.

Produção – peças artesanais, criação de poemas, parodias, confecção de cenários e fantasias.

Religioso – As divindades e os milagres contados nas histórias e contos de fada, o bem e o mal.

Segurança – Limite entre o real e o imaginário, cuidado com ferramentase produtos tóxicos utilizados na confecção dos artesanatos,
Politico – Administrativo – Programas de incentivo a leitura, arte e cultura, qualidade da educação publica no Brasil,Alfabetização como índice de desenvolvimento da nação.
A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo...
Jurídico – normas e regras dentro da leitura, direitos e deveres da criança e adolescente, obediência às normas para utilizar materiais perigosos, normas e regras ortográficas;
“Os direitos das crianças não devem ficar restritos aos direitos jurídicos expressos pela Declaração dos Direitos das Crianças”. “A infância é um tempo muito curto, mas que é o período em que se constrói o direito à felicidade”. 
Ruth Rocha (apresentação do livroMarcelo, marmelo, martelo)
Precedência –as vestimentas antigas, os bailes, ilustrações dos livros,

Encerramento:
O projeto POESIA COM ARTEencerra-se com o chá literário e a exposição dos trabalhos artesanais desenvolvidos pelos beneficiários durante o ano nas oficinas de artesanato 01 e 02.
Apresentação de peças teatrais, danças, musicas, jograis, poemas, concurso de poemas...
-Dança – abertura (Meiremice)
- Explanações sobre poesia e arte(Daniane)
- Explanações sobre as obras e autores trabalhados(Poliana e Lilia)
- Poema e encenação - A bailarina, Cecília Meireles - (Tatiane Priscila)
- Jogral - o direito das crianças -Ruth Rocha (Tatiane Alves)
-Teatro -       ( uma lenda )    -Monteiro Lobato. (Poliana e Lilia)
- Musica e encenação - garota de Ipanema - Vinicius de Moraes. (Gilfarley)
-Poema e encenação -isto ou aquilo - Cecília  Meireles.(Valeria)
- Jogral - O menino Azul - Cecília Meireles. (Fabio)
- Poema e encenação- As borboletas - Vinicius de Moraes (Jeany)
- Poema e encenação – Ciranda - Cecília Meireles - (Zezinho)
-Coreografia - seio de minas - Paula Fernandes. (Julia)
- Concurso de poemas (Marlete Meira)
- Ajudantes na confecção dos cenários e vestimentas - Daniane, Meiremice, Marlete B., Joelma,Marlete M e as Freiras.
*Lembrando que cada um é responsável pelo seu trabalho e sucesso no mesmo.
* Faça sua planilha com tudo que você quer para a apresentação e comece a desenvolver.
* Não deixe nada para a ultima hora;
* Ensaios +ensaios = Apresentação
*Informar sempre as ajudantes o que você precisa com antecedência.
Obs: O evento contará com a presença de convidados da comunidade e secretarias municipais envolvidas, onde na oportunidade poderão apreciar os trabalhos artesanais de nossos beneficiários e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Projeto Vida junto a sociedade.
Período de execução: 03 /08 a 07/10/2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário