PROJETO
PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017
Poesia
com Arte
Projeto
Vida- Jaiba - MG
Projeto Poesia com Arte
Justificativa:
É
através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em um horizonte
sociocultural amplo e diversificado, alinhado a este contexto e a citação de
Monteiro lobato quando afirma: “Um
país se faz com homens e livros.“ desenvolveremos o projeto com o tema Poesia com Arte, integrado ao folclore brasileiro,
onde os envolvidos terão a oportunidade de viajar pelo mundo da imaginação
resgatando a cultura e os costumes de uma nação rica em diversidades e gêneros. Por
sua beleza e melodia os poemas são textos muito significativos, que
possibilitam a construção de um vínculo mais estreito entre o leitor e o autor.
É preciso envolver e estimular nossos
beneficiários, para que possam desenvolver a habilidade da leitura, escrita e
oralidade.
Sabemos que a
leitura não é uma habilidade que se desenvolve por ordem ou obrigação, mas sim
uma arte que envolve a decisão do leitor, surgindo então a idéia de juntar
leitura e arte, com o propósito ensinar a ler com prazer e gosto, estimulando o
pensamento critico e criativo, desmitificando a ideia de que “ler” é complicado, cansativo e desestimulante.
Objetivo
geral:
Despertar o
gosto e o hábito de leitura, colocando os dons artísticos manuais e o prazer da
leitura como uma porta para novas descobertas,possibilitando o acesso sistemático ao estudo do texto
como unidade linguística de significado, assim como proporcionar o avanço
cultural dos beneficiários em relação a estilos e autores distintos da poesia
brasileira.
Objetivos
específicos:
Metodologia:
Por meio de
atividades lúdicas e diversas, envolver os beneficiários no contexto literário,
levando os mesmos a aprender brincando, a brincar aprendendo e assim
desenvolver e construir um espirito criativo e divertido, colocando a leitura
como fonte inspiradora para se chegar além de onde o nosso corpo pode ir, pois
sonhar não tem fronteiras e através da imaginação podemos chegar longe, quem
sabe um astronauta viajando a anos luz da terra ou mesmo uma estrela livre
bailando pelo céu azul de imensas nuvens de algodão.
.Apreciação e leitura das obras dos
autores: Cecília
Meireles, Ruth Rocha ,Vinicius de Moraes e Monteiro Lobato.
Atividades a serem desenvolvidas durante o
período:
#
contextualização entre o real e o imaginário, criação e recreação de poemas e
fabulas, jogral, lendas, cruzadinhas, recortes, palavra cruzada, história
fatiada, ditado de personagem... (reforço escolar, biblioteca, tarefa e
diversidades e direitos);
# Pesquisa
sobre os gêneros literários, vida e obra dos autores citados. (informática);
# Festival de
musicas e lendas brasileiras; ( Ed. física, violão e capoeira em parceria com
as demais oficinas).
#Brincadeiras
e jogos antigos ( Ed. física, jogos, reforço e diversidades)
# Confecção
de cenários e vestimentas para os teatros e dramatizações (artesanato 01 e 02);
# História
muda no Paint e reprodução escrita no word (informática);
# Mural de
poemas (reforço, biblioteca e informática);
# pique
nique, passeios e visitas ( todas as oficinas);
Todo educador fica livre para escolher os poemas e a criar novas
atividades dentro do contexto do projeto e dos autores aqui citados.
O QUE ENVOLVE O TEMA EM CADA
SUBSISTEMA OU EIXO TEMÁTICO?
Família- união nas famílias apresentadas nas
historias, leitura em família, arte como fonte de renda do lar,
Saúde –leitura saudável, arte como distração
do pensamento, leitura medicinal, ioga,
“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”.
Manutenção- o custo dos materiais usados na
execução das peças artesanais, preço de venda, lucros e gastos, mercadinho,
Lealdade – livro como companheiro,obediência,
lealdade demonstrada através das fabulas;
Lazer- filmes e histórias contadas, a
leitura em grupo, as brincadeiras antigas e o prazer de viajar através da
imaginação e da leitura.
Comunicação/ transporte: meios de comunicação antigos,
transporte usado nas historias, linguagens textuais e poéticas, gêneros
literários, as fabulas e as lendas contadas.
Pedagógico- confecção de cartazes, poemas,
rimas, versos, produção e reprodução de historias.
A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra.
Produção – peças artesanais, criação de poemas,
parodias, confecção de cenários e fantasias.
Religioso – As divindades e os milagres contados
nas histórias e contos de fada, o bem e o mal.
Segurança – Limite entre o real e o imaginário,
cuidado com ferramentase produtos tóxicos utilizados na confecção dos
artesanatos,
Politico – Administrativo – Programas de incentivo a leitura, arte
e cultura, qualidade da educação publica no Brasil,Alfabetização como índice de
desenvolvimento da nação.
A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo...
Jurídico – normas e regras dentro da leitura, direitos
e deveres da criança e adolescente, obediência às normas para utilizar
materiais perigosos, normas e regras ortográficas;
Ruth Rocha (apresentação do livroMarcelo,
marmelo, martelo)
Precedência –as vestimentas antigas, os bailes,
ilustrações dos livros,
Encerramento:
O projeto POESIA COM
ARTEencerra-se com o chá
literário e a exposição dos trabalhos artesanais desenvolvidos pelos beneficiários
durante o ano nas oficinas de artesanato 01 e 02.
Apresentação
de peças teatrais, danças, musicas, jograis, poemas, concurso de poemas...
-Dança –
abertura (Meiremice)
- Explanações
sobre poesia e arte(Daniane)
- Explanações
sobre as obras e autores trabalhados(Poliana e Lilia)
- Poema e
encenação - A bailarina, Cecília Meireles - (Tatiane Priscila)
- Jogral - o
direito das crianças -Ruth Rocha (Tatiane Alves)
-Teatro
- ( uma lenda ) -Monteiro Lobato. (Poliana e Lilia)
- Musica e
encenação - garota de Ipanema - Vinicius de Moraes. (Gilfarley)
-Poema e
encenação -isto ou aquilo - Cecília
Meireles.(Valeria)
- Jogral - O
menino Azul - Cecília Meireles. (Fabio)
- Poema e
encenação- As borboletas - Vinicius de Moraes (Jeany)
- Poema e
encenação – Ciranda - Cecília Meireles - (Zezinho)
-Coreografia
- seio de minas - Paula Fernandes. (Julia)
- Concurso de
poemas (Marlete Meira)
- Ajudantes
na confecção dos cenários e vestimentas - Daniane, Meiremice, Marlete B.,
Joelma,Marlete M e as Freiras.
*Lembrando
que cada um é responsável pelo seu trabalho e sucesso no mesmo.
* Faça sua
planilha com tudo que você quer para a apresentação e comece a desenvolver.
* Não deixe
nada para a ultima hora;
* Ensaios
+ensaios = Apresentação
*Informar sempre
as ajudantes o que você precisa com antecedência.
Obs: O
evento contará com a presença de convidados da comunidade e secretarias
municipais envolvidas, onde na oportunidade poderão apreciar os trabalhos
artesanais de nossos beneficiários e conhecer melhor o trabalho desenvolvido
pelo Projeto Vida junto a sociedade.
Período de execução: 03 /08 a 07/10/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário